Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Rasgando duplicatas e promissórias

por Fernando Zocca, em 21.06.13








Na sala de aulas lotada com alunos de sete anos.

Zezinho levanta o dedinho indicador, da mão direita, e pergunta para a professora, que escrevia na lousa, o texto que copiava de um livro.

Zezinho: Dona, existe o verbo miar?

Professora: (arregalando os olhos azuis, fitando-o por cima dos óculos) Imagina, menino. Quem mia é gato. Que arte é essa? Já pensou em conjugar o verbo miar?

Zezinho: É verdade que a vaca muge? 

Professora (irritada) É verdade. Mas a nossa aula de hoje não é sobre girolanda ou gatos e seus miados. Mas sim de matemática. Presta atenção.

Zezinho: (levantando-se e com o caderno na mão) Dona, quanto é 1 + 7 + 5 + 4?

Professora: (irritadíssima) Cala essa boca menino. Olha que eu mando esse apagador na sua cabeça. 

Zezinho: (sentando-se) E depois a senhora manda tirar um raio-x da minha moleira?

A professora desiste de falar com o menino. Ela volta-se e continua escrevendo a tabuada do 2 no quadro negro.

Zezinho: A senhora tem um fusca?

A mestra coça a cabeça; ajeita os cabelos brancos e os óculos sobre o nariz, mas não responde.

Zezinho: Meu pai comprou um fusca branco. Veio lá de Natal, no Rio Grande do Norte. A senhora já andou de fusca? Minha mãe disse que custou só R$ 1.990. A senhora acredita?

A professora nervosíssima, coloca o livro sobre a mesa, o giz no quadro negro e sai da sala. Quando volta vem acompanhada pelo inspetor. Todos os demais alunos iniciam uma conversa que se generaliza. Burburinho.

Professora: (apontando o Zezinho) É aquele ali.

Inspetor: Vem pra cá moleque. 

Zezinho levanta-se e, com bastante medo, caminha em direção ao funcionário.

Zezinho: (olhando, de baixo para cima, o rosto do homem) O senhor vai morder o meu pescoço que nem o morcego; que nem o Drácula?

Professora: (dirigindo-se ao inspetor) O que é que eu faço com este menino?

Inspetor: Deixa comigo.

O funcionário e o menino saem. Na sala da inspetoria o homem manda o garoto sentar-se na cadeira postada defronte a sua mesa.

Inspetor: O que é que está "pegando", garotinho?

Zezinho: E eu sei lá? É verdade que o Batman é um morcegão dentuço?

Inspetor: Você não para quieto. Vou falar pra sua mãe te levar pra médica. Conhece a Rita?

Zezinho: Que Rita?

Zelador: A Rita Linna. Conhece?

Zezinho: Não. Eu conheço o Billy Rubina e um amigo do meu pai que chama Silly Kone.

Inspetor: (irritado) Olha, vou chamar a sua mãe e pedir que ela, no mínimo, te leve a um psicólogo. 

Zezinho: Minha mãe já me levou, mas ele não quis mais me ver; disse que ficou muito atrapalhado comigo. O senhor é maestro?

Zelador: Que mané maestro, moleque?

Zezinho: Maestro é o que rege a orquestra. O regente. Já ouviu falar?

Inspetor: (carimbando as cadernetas dos alunos) Não tenho nada com maestros, regentes. Fique quietinho. Já vai dar o sinal do fim das aulas. Você já vai embora.

Zezinho: O senhor já andou de ônibus?

Zelador: É claro. 

Zezinho: Minha mãe falou que pegou um ônibus e tinha um morcêgo tipo Drácula lá dentro. O  senhor acredita?

Inspetor: Hã-hã. 

Zezinho: Então... Ela falou que a manicure, que estava com ela, disse que o morcego só andava de ônibus. E que o motorista bateu nele com uma vara de bambu. Sabe aquelas varas de pescar mandi?

Entra uma faxineira varrendo o chão. Passa a vassoura sobre os pés do menino, que se levanta rapidamente. A mulher vê uma moeda de R$1 no chão, abaixa-se, pega-a, certifica-se que os demais não notaram e a guarda no bolso.

Faxineira: (olhando para o forro) Ganhei do meu vizinho.

Zezinho: (apontando a mulher) Ela é uma bruxa? É verdade que o Jonas ficou três dias na barriga da baleia? O senhor conhece o Jonas? É verdade que o Jonas é um ladrão e que por isso fugiu e depois  disse pra mulher que a baleia tinha engolido ele?

A faxineira sai da sala. 

Zezinho: Minha mãe falou que o diretor da escola rasga notas promissórias e duplicatas.

Inspetor: Olha deu o tempo. Terminou. Por hoje chega. Vai. Volta para a tua classe, que já deve estar vazia, pega as tuas coisas e vai para casa.

O menino caminha em direção à porta mas para e volta.

Zezinho: Qual é a diferença entre 100, cem e sem? 

Inspetor: (muito irritado) E eu sei lá moleque?

A professora entra na sala.

Professora: (bem calma; passa a mão na cabeça do menino) E aí garotinho, melhorou? Toma tuas coisas.

Zezinho: (saindo) Melhorei. Meu tio Richard vem me buscar. Conhece o tio Richard?

Inspetor: (desolado e choroso) Minha Nossa Senhora. Que maldade eu fiz pra merecer este castigo?

Professora: Não é brinquedo não. Te cuida linguarudo.

Desce o pano.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:52


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2011
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2010
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2009
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D